Alimento Funcional é o alimento que além de nutrir também exerce efeitos benéficos ao organismo, de modo a ser relevante tanto para a melhora do estado de saúde e bem-estar, quanto para redução do risco de doenças.
Como exemplos temos a aveia (contém fibras que melhoram o trânsito e a saúde intestinal), laranja (possuem pigmentos como os carotenóides e compostos fenólicos que exercem ação antioxidante e melhora o metabolismo dos lipídeos reduzindo o colesterol “ruim” LDL), açaí e jabuticaba (que também contém pigmentos como as antocianinas que atuam no metabolismo dos carboidratos, diminuendo os níveis de açúcar no sangue e melhorando a sensibilidade à insulina), dentre centenas de outros.Já os nutracêuticos são os componentes dos alimentos, como o resveratrol (polifenóis) encontrado nas uvas, fitoesteróis dos óleos vegetais como de soja, milho, girassol, e amêndoas, quercetina (flavonóides) da maça, alicina do alho, curcumina do açafrão, licopeno (carotenóides) do tomate, e váaaarios outros, que exercem benefícios extras para a saúde além do valor nutricional básico encontrado nos alimentos.
São comercializados em sua maioria na forma de cápsulas contendo o composto bioativo isolado do alimento, geralmente em doses que excedem àquelas que poderiam ser obtidas nos alimentos. São utilizados com a finalidade de melhorar a saúde, prevenir e/ou tratar doenças.
A vantagem dos nutracêuticos é justamente de conter doses dos compostos superiores às encontradas naturalmente nos alimentos, o que não se conseguiria somente consumindo-os na dieta habitual. Porém também vale ressaltar que muitas vezes os efeitos benéficos dos alimentos funcionais podem ser derivados mais do conjunto de substâncias e nutrientes neles presentes, o que chamamos de efeitos de interação da matriz alimentar, do que de um único composto sozinho.
Assim se seu objetivo é “só” se nutrir saudável e adequadamente, o que aliado a hábitos de estilo de vida saudáveis, como atividade física, não fumar, manutenção do stress, consumir os alimentos funcionais já ajudará a manter a saúde e prevenir doenças.
E então, quais deles você mais consome: alimentos funcionais ou nutracêuticos?
Comentários
Postar um comentário