Agrotóxicos x vegetais

Agrotóxicos e os risco para saúde: devo evitar comer vegetais?

Os agrotóxicos (também chamados de defensivos agrícolas, pesticidas ou agroquímicos) são substâncias químicas sintéticas utilizadas para matar insetos, bactérias, fungos e plantas indesejadas (daninhas), e são utilizados na agricultura sob a justificativa de controlar as doenças provocadas por esses vetores e de regular o crescimento da vegetação. Porém, é importante destacar que eles são tóxicos e seu uso indiscriminado é nocivo à nossa saúde.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) são registradas 20 mil mortes por ano devido o consumo de agrotóxicos. A intoxicação por agrotóxicos pode gerar diversas doenças, das quais se destacam câncer, problemas neurológicos e cognitivos, aborto e má formação do feto, dificuldades respiratórias, irritações na pele e alergias, entre outras.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos, devido principalmente ao agronegócio. Embora os alimentos vegetais sejam o principal alvo do uso de agrotóxicos, a ingestão de alimentos de origem animal é a maior fonte de exposição a esses compostos.

Os pesticidas organoclorados foram amplamente empregados contra pragas da agricultura para alimentar animais de corte, e ectoparasitas de bovinos. Por serem extremamente lipossolúveis, esses pesticidas possuem lenta degradação e alta acumulação no meio ambiente e seres vivos. Apesar do seu uso hoje ser proibido, ainda são encontrados em produtos de origem animal, por ingerirem água e alimentos contaminados com essas substâncias, que se depositam na gordura, músculos e acumulando no leite. O que também ocorre com os peixes (o uso de agrotóxicos além de contaminar o solo também chega aos lençóis freáticos), inclusive os criados em cativeiro com ração (feita com grãos que também são empregados agrotóxicos).

Embora em menor escala, existe produção de alimentos sem o uso desse compostos químicos, os chamados orgânicos. Estudos não têm encontrado diferenças consistentes no nível de vitaminas e minerais entre produtos orgânicos e convencionais, entretanto frutas e vegetais orgânicos exibem maior teor de fitoquímicos. Assim, o consumo de orgânicos (certificados ou de pequenos produtores locais e agroecológicos) sem dúvidas é a melhor opção. Mas em caso de não ter acesso a esses alimentos, a preocupação com os agrotóxicos não deve nos impedir de comer o máximo de vegetais, frutas e hortaliças possível, devido aos micronutrientes e bioativos que já foi explicado aqui antes (procure posts anteriores). Sem considerar o fato que os produtos de origem animal podem ter até mais agrotóxicos que os de origem vegetal devido ao efeito de bioacumulação nos tecidos dos animais.

E então ficou com alguma dúvida? O que você tem feito para diminuir sua exposição aos agrotóxicos? Comenta aqui. 

Comentários